Seguidores

2014...

ELE NASCEU PARA MORRER POR NÓS!

terça-feira, 17 de junho de 2014

Corpus Christi

Corpus Christi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).

História

Procissão de Corpus Christi, Moosburgo, Alemanha, 2005.A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.

Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.

A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.

O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.

Corpus Christi é celebrado 60 dias após a páscoa. Podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho

Modelos e sugestões para o Tapete:









Frases sobre a Eucaristia


"O pão é um só, assim nós, embora muitos, somos um só corpo“.
"Eu sou o pão vivo, que desceu do céu. 
Dai-lhes vós mesmo de comer“ e (de vestir).
Fazei isto em memória de mim”
Eucaristia é  Aliança do Amor
Jesus nos ama sem medida". 
Eucaristia é Deus conosco.
Tomai todos e comei: Isto é o meu Corpo que será entregue por vós.
Mistério da fé!
A Igreja nasce da Eucaristia
Se não comerdes  minha carne não tereis a vida em vós.
A Eucaristia edifica a Igreja
A Eucaristia cria a comunhão e educa para a comunhão.
A Eucaristia é lava-pés e serviço aos irmãos
Louvado seja o Santíssimo Sacramento
Senhor Jesus, / Tu és o Caminho!
Fica conosco, Senhor!
Senhor Jesus, / Tu és a Verdade!
EUCARISTIA, PÃO DA UNIDADE DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS.      
Senhor Jesus, Tu és a Vida!
Alimenta-nos com o Pão da Unidade.
Eucaristia, o Pão da Unidade
Senhor, concedei a unidade à Vossa Igreja! 
Eu sou o Pão vivo que desceu do céu
Procurai o alimento da Vida eterna Jo. 6,27
Deu-lhes o pão do céu para comer Sl.78,24
O pão de Deus dá vida ao mundo Jo.. 6,33
Eu sou o pão da vida Jo.. 6, 35
Eu sou o pão da vida Jo. 6, 48
O pão que eu darei é minha carne para vida do mundo Jo. 6, 51
Se não comerdes a carne do Filho do Homem, não tereis a vida eterna. Jo. 6,54
Minha carne é verdadeira comida Jo. 6, 55
Quem come minha carne.. permanece em mim e Eu nele. Jo.. 6,56
Quem me come viverá por mim. Jo.. 6, 57
Quem com minha carne ... Eu o ressuscitarei no último dia. Jo. 6, 54
Quem come este pão viverá para sempre. Jo. 6, 58
As palavras que eu vos disse são espírito e vida. Jo. 6, 63
Alguns de vós não crêem. Jo. 6, 64
Senhor, tens palavras de vida eterna. Jo. 6,68
Este cálice é a Nova Aliança em meu nome. Lc. 22,20
Tomai e comei, isto é o meu corpo. Mt. 26,26

Nenhum comentário: